segunda-feira, 27 de junho de 2011

HBO Faz Homenagem aos Dubladores Brasileiros



HBO Faz Homenagem aos Dubladores Brasileiros
Cercada de polêmica, a dublagem brasileira vem conquistando um espaço cada vez maior na TV a cabo que, após anos exibindo produções com som original e legendas, se rende ao fato de que o público alvo prefere acompanhar os programas dublados em português.
Quando chegou ao Brasil, a televisão a cabo se dividiu entre canais que ofereciam som dublado e aqueles que optavam por áudio original. Raríssimos eram aqueles que ofereciam ao telespectador o poder de escolha. Sendo mais barato legendar que dublar, com o passar dos anos os canais de filmes e séries se voltaram, quase em sua totalidade, para o áudio original com legendas. Até perceber que, para ampliar seu público, teriam que oferecer opção de áudio em português.
Assim, a dublagem brasileira vem sendo resgatada pela TV a cabo. Um dos canais a oferecer a opção de áudio em português é a HBO, que neste mês estreou o especial “Os Donos da Voz“. O programa traz um breve histórico sobre a dublagem no Brasil, curiosidades sobre o processo de gravação e depoimentos de alguns profissionais da voz, como são conhecidos no meio.
Entre as curiosidades comentadas no especial está a presença de Orlando Drummond no livro dos Recordes, por dublar há 30 anos o Scooby-Doo; e o fato de que antigamente as mulheres faziam as vozes de crianças, incluindo meninos (entre os casos mais famosos está Kevin Arnold de “Anos Incríveis”).
O processo é difícil e cheio de detalhes. Depois que o diretor de dublagem confere o filme ou episódios de séries, os dubladores são selecionados. A temporada de uma série pode levar até 30 horas para ser feita. Gravando sozinho, sem ter o retorno do outro dublador, escutando a voz no original, o dublador pode interpretar no mesmo dia um assassino ou um herói, um ator famoso ou desconhecido, uma pessoa em carne e osso ou um desenho animado, comédia ou drama.
Entre os profissionais que marcam presença no especial está Garcia Júnior (McGyver e He-Man), Charles Emmanuel (Ben 10 e Harry Potter), Guilherme Briggs (Freakazoid e Buzz Lightyear), Orlando Drummond (Scooby-Doo), Mirian Fisher (Lynette em Desperate Housewives), Wendel Bezerra (Bob Esponja), Andrea Murucci (Kelly em The OC), Manolo Rey (Will Smith em Um Maluco no Pedaço) e Tatiane Keplmair (Hannah Montana).
O programa foi produzido para comemorar um ano de HBO2 dublado. Quem quiser conferir o especial, ele será exibido nos dias 2, 4, 7, 9, 12, 16, 18 e 24 de julho. Confiram os horários na grade de programação do canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário