quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Art Clokey no Dia das Crianças do Google Doodle especial do Dia das Crianças traz animação em stop motion com argila.

Eu como fã de stop motion  não podia deixar de comentar e postar essa homenagem que o Google esta fazendo hoje no dia das crianças .
Quem ja abriu a pagina do google hoje se deparou com esta imagem:


Art Clokey no Dia das Crianças do Google (reprodução)

O Dia das Crianças do Google é comemorado com o trabalho de Art Clokey, um animador pioneiro na popularização da animação stop motion com argila. Coincidentemente Arthur “Art” Clokey nasceu no dia 12 de outubro de 1921 em Detroit.
O doodle comemora o 90º Aniversário de Art Clokey, basta clicar nas “blinhas” coloridas na página inicial do buscador e descobrir as animações, é muito legal!

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, mas no Brasil deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de “criar” o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o sector de brinquedos no Brasil [wiki].

Nenhum comentário:

Postar um comentário